Domingo, 10 de Outubro de 2010

O Atleta Mais Bem Pago de Sempre

Pois é verdade, o atleta mais bem pago de sempre era português e não era o Cristiano Ronaldo.

Não era futebolista, recordista de fundo ou velocidade, hoquista, jogador de ténis ou golf, o atleta que mais dinheiro arrecadou durante a sua carreira era condutor de quadrigas no tempo do Império Romano e nasceu na região que hoje corresponde a Portugal.

Gaius Appuleius Diocles, um lusitano do séc. 2 (ano 104) notabilizou-se como condutor de quadrigas em Roma e durante a sua carreira ganhou alegadamente 35 863 120 de sestércios, o equivalente a 12 biliões de euros.

Iniciou-se como “piloto” de quadrigas aos 18 anos e abandonou a actividade aos 42 anos, ao contrário da generalidade dos seus rivais que normalmente tinham carreiras mais curtas.

De salientar que o "campeão de todos os cavaleiros" fez sua fortuna, mesmo sem o marketing e os patrocinadores que sustentam a remuneração dos seus homólogos modernos do mundo desportivo do presente.

Tudo isto é resultado de um estudo do Prof. Peter Struck, da Universidade de Chicago, que afirma ainda, calcular que a riqueza de Diocles teria sido suficiente para financiar todo o exército romano por mais de dois meses, no seu auge.

O Prof. Peter Struck compara as corridas de quadrigas à Fórmula 1, mesmo na sua estrutura, sendo que naquele tempo as equipas se denominavam pelas cores que utilizavam.

Diocles iniciou-se na equipa Branca e depois de passar pela equipa verde durante três anos, passou o resto da carreira na equipa Vermelha.

A extensão das suas riquezas está gravada numa inscrição de um monumento construído em Roma, em 146 ad pelos seus companheiros e fãs.

Afinal, afinal... já tínhamos campeões assim esporádicos há muito... muito tempo, mas continua a não ser geral… 

Os artigos neste belogue são escritos ao abrigo do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa moderna, quando me apetece

Atão?: ...Mas afinal como é qué?
o melhor mesmo é ouvir: We Are The Champions.Green Day
tags:
riscos por pedrinhazen às 14:07
| vá digam lá o que pensam

.prós cuscos

.posts que já cá estão

. O ESPÍRITO DA COISA I

. A Grande Transformação Es...

. O ACORDO COM A ‘TROIKA’ –...

. JAPONESES – CULTURA DURA ...

. GÉNIO DE FÉRIAS A ESTUDAR...

. SEMANA SANTA E AS FÉRIAS

. O FMI, O FEEF E A DÍVIDA ...

. OS PORTUGUESES NO MUNDO

. O PM DEMITIU-SE, E ENTÃO?

. SOLTAS

.onde tá tudo guardado

. Agosto 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

.ligações

Os Meus Bloguios

Divulga também a tua página
planeta de artes e comunicação

Divulga também a tua página

.as minhas pilingrafias

.à busca neste blog

 

.subscrever feeds

.tks pela espreitadela


web site counter

.tags

. todas as tags

(O direito de autor é reconhecido independentemente de registo, depósito ou qualquer outra formalidade artigo 12.º do CDADC. Lei 16/08 de 1/4) (A registar no Ministério da Cultura - Inspecção - Geral das Actividades Culturais I.G.A.C. - Processo n.º 2079/09)